Renato Rocha Miranda


Fotógrafo e educador com mais de 30 anos de experiência, dedicado a transformar visões criativas em realidades visuais. Autor do I LOVE MY JOB,  pioneiro blog de fotografia no Brasil, criador do estúdio de lives fotográficas Criadouro Carioca, e mentor de projetos como o Sony Educa e a expedição Brasil Gigante, Renato alia conhecimento técnico a uma abordagem humana e acessível. 

Seus projetos fotográficos exploram desde retratos e viagens a complexas iluminações de estúdio, além de cursos e ebooks que capacitam fotógrafos de todos os níveis a dominar a arte da iluminação e do flash. 

Para ele, fotografia é mais do que técnica; é uma jornada de autodescoberta e expressão.

Pronto para aprimorar sua fotografia? Conecte-se e explore novos horizontes junto a um dos pioneiros da fotografia online no Brasil.


  • Este campo é obrigatório
  • Este campo é obrigatório
  • Este campo é obrigatório

Biografia e Contato do Fotografo Renato Rocha Miranda

Como tudo começou...

Uma biografia

Foi nas páginas da enciclopédia Life, um presente dado pelo pai quando tinha apenas seis anos de idade, que Renato Rocha Miranda se encantou pela primeira vez com a fotografia. 

Sem saber na época, aqueles livros que ocuparam a sua cabeceira durante anos foram o embrião da decisão que viria a transformar a sua vida. 

Depois de cursar Engenharia Civil e exercer a profissão por mais de dez anos, o carioca resolveu largar a estabilidade do emprego para se dedicar aquilo que hoje é a sua vocação.

“Eu ia acompanhar as obras da construtora da família, mas ficava mesmo era interessado nas histórias de vida dos operários, elas criavam ensaios fotográficos na minha cabeça. Aquela rotina não era meu sonho e resolvi buscar novos caminhos”

Bastaram apenas alguns cursos de fotografia para perceber que era um caminho sem volta. Logo decidiu vender o carro para fazer a sua primeira expedição fotográfica, numa viagem de um mês pelo Nepal e pela Índia. 

Na volta ao Brasil, inagurou uma exposição que chamou a atenção da TV Globo e culminou no convite para trabalhar na divulgação de fotos da terceira edição de No Limite, reality show de aventura do canal, gravado no segundo semestre de 2001, na Ilha de Marajó. 

“O No Limite III foi bem no período da transição do filme para o digital. Passei um tempo estudando o novo formato e embarquei para o Pará. Foram cerca de dois meses e mais de 120 mil fotos. Fiquei muito feliz quando recebi, lá na Ilha de Marajó, uma capa do jornal O Globo com uma foto minha, marcando o início do reality show.”


Livros, sempre os livros

Seria a primeira de muitas, na sequência o diretor do programa, Boninho, o chamou para fotografar o novo reality da casa, o Big Brother Brasil, do qual participou também das cinco edições seguintes. 

Nos 15 anos dedicados à Central Globo de Comunicação, trabalhou em projetos com renomados diretores, como Ricardo Waddington (Mad Maria), Luiz Fernando Carvalho (A Pedra do Reino, Hoje é Dia de Maria, Suburbia, Capitu e Velho Chico) e Jayme Monjardim (Maysa e Páginas da Vida), além de propiciarem viagens pelo Brasil e pelo mundo, resultaram em diversos livros de fotografia.

"Viajamos durante dois meses por todas as regiões do Brasil, fotografando nossa gente assistindo à televisão, foi um projeto maravilhoso, se transformou num livro que está no Museu da Televisão em Nova York"


I LOVE MY JOB

Em paralelo à Globo, criou em 2006 o blog “I LOVE MY JOB”, onde escrevia sobre suas experiências na emissora,  técnicas de fotografia e iluminação. O sucesso foi tanto que começou a ministrar cursos no Brasil e no Japão, foi nesse momento que percebeu a possibilidade que a internet oferecia: independência.

O antigo blog evoluiu para um título em português, dedicada à parte técnica também mas com bastante ênfase nas referências históricas e no relacionamento com sua audiência, surgia o Imagens, Números & Vísceras, blog apoiado por uma newsletter semanal e um canal no Youtube. 

Meu primeiro blog sobre fotografia e iluminação, o I LOVE MY JOB mostrou que era possível realizar projetos sem auxílio de leis de incentivo, apoio de marcas ou instituições ou patrocínios. Hoje se transformou no Imagens, Números e Vísceras, meu blog atual e canal no Telegram

Criadouro Carioca, o estúdio

Ao longo de dois anos, conseguiu conciliar as aulas e ensaios com o trabalho, mas o desejo de realizar as próprioa viagens fotográficas em parceria com sua audiência o levou a sair da emissora e montar um estúdio, o Criadouro Carioca, onde passou a oferecer os cursos e workshops presenciais, além de cursos online para o público de fora. 

“Viajava para realizar os cursos e não sobrava tempo para fazer as expedições. Quando ficou puxado demais, montei o estúdio pois notei que havia uma demanda no Rio por espaços com mais comodidade para foto e vídeo, além de segurança".


o salto digital

Redes Sociais

Com o crescimento das mídias sociais, das transformações tecnológicas na fotografia e do crescimento contínuo da sua audiência mundial, ele passou a oferecer apenas cursos online,  o PRINCIPIA, de Fundamentos da Fotografia e o ALTAS LUZES DENSAS SOMBRAS, de flash portátil e tochas de estúdio, onde se vale de sua formação em engenharia para ensinar, de forma simples e didática, os conceitos da Matemática e da Física para melhorar a iluminação e composição do aluno. 

“Eu brinco que a Engenharia foi o curso de Fotografia mais difícil que eu fiz”

É através da internet também que está lançando uma série de e-books temáticos, separados em duas vertentes: a Ars, com livros trimestrais didáticos como o Mestres da Fotografia, sobre os principais fotógrafos da história e detalhando os estilos de cada e a Sensata,  coleção técnica que já conta com 3 livros digitais explicando o correto funcionamento do flash e um conceito poderoso no entendimento da sua luz: o Número-Guia.

"Foi um trabalho insano de curadoria e pesquisa das necessidades do nosso público, o primeiro Mestres da Fotografia já conta com mais de 350 páginas de referências e o Número-Guia foi feito com 120 páginas destrinchando o único conceito que pode orientar o fotógrafo dentro de um estúdio ou num ensaio com flash, é uma publicação única no Brasil"



Evolua

Clique e baixe agora os ebooks

Ars

E-books trimestrais com coletâneas dos melhores fotógrafos do mundo, entenda a evolução da fotografia e aprimore suas referências. 

Download gratuito

Sensata

E-books técnicos explicando conceitos poderosos de uma forma clara, de fácil entendimento sem margem para achismos ou decorebas.

Adquira o seu


Viagens pelo Mundo

100% colaborativas

A renda dos cursos é convertida na realização das expedições e projetos fotográficos. 

Em 2018, ele viajou a Rondônia com a companhia virtual de vários alunos de seus cursos para documentar o êxodo do povo venezuelano por conta da crise político-econômica vivida no país. Atualmente, Renato está produzindo o documentário “Desertos – como a tecnologia garante a sobrevivência humana nos cinco maiores desertos na terra”. 

Em novembro do ano passado, ele realizou a primeira etapa do projeto, com uma expedição de dez dias na Antártica, onde fez registros da recém-inaugurada Estação Antártica Comandante Ferraz, a ultratecnológica base naval do Brasil na região – os outros locais contemplados serão os desertos do Saara, das Arábias, de Gobi e o Kalahari.  

“Foi uma viagem incrível. Passamos pelos oceanos Atlântico e Pacífico, os canais chilenos, o estreito de Drake. Enfrentamos ventos de 150 km/h, um mar muito ameacador. Parece que você está em outro planeta. A viagem marcou também a certeza que consigo fazer a viagem como quero fazer, sem patrocínio ou leis de incentivo”


Vários Canais

A mesma paixão


250 milhões

Mercado sem Barreiras

"O Português é a 3ª língua mais usada na internet, a 5ª mais falada no mundo , é um mercado descomunal que independe de qualquer barreira, o Brasil, em especial, é um verdadeiro Paraíso: 80 milhões de pessoas ainda vão acessar a internet, é como se Espanha, Portugal, Suécia, Suíça, Finlândia, Islândia e Uruguai ainda estivessem sem conexão e irão se conectar a outros 140 milhões. E tudo isso está disponível em um clique!"

Renato não se refere ao som do disparador da câmera, mas aos aplicativos de mensagem. O UNO | TELEGRAM, seu grupo no mais versátil e seguro dos mensageiros,  já conta com mais de 750 fotógrafos de todos os continentes, trocando informação a todo o momento. 


Uma foto feita durante uma viagem ao Nepal, em Bhaktapur, infelizmente devido ao terremoto que houve,  muitos desses templos nem existem mais, adoro o visual de cada um que aparece nessa foto, parece uma viagem no tempo

Assine A OBSCURA

Receba todo conteúdo no seu email


BESbswy